Notícias

Inserida em: 23/02/2017

CONHEÇA A CANÇÃO

VoltarCONHEÇA A CANÇÃO

Um dos maiores clássicos do samba paulista, a música “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa, interpretada por Zeca Pagodinho no álbum “Vida que Segue” está na trilha sonora da novela “Amor à Vida”, da Rede Globo.

A canção embala a família de origem italiana que mora no bairro do Bixiga, em São Paulo, e são donos de um bar. O núcleo conta com os excelentes atores Eliane Giardini, Malvino Salvador, Fúlvio Estafini, Anderson Di Rizzi, entre outros.

A  música foi composta em São Paulo pelo cantor, compositor, ator e humorista Adoniran Barbosa na década de 60 e faz referência ao bairro de Jaçanã, na zona norte da cidade. O compositor, que nasceu no dia 6 de agosto de 1910, tirava samba dos trilhos. Adoniran escrevia as letras nas viagens de trem entre uma estação e outra ritmados por sua caixinha de fósforos. A música contava a história de um rapaz que tinha que abandonar a namorada para voltar para casa cuidar de sua mãe.

Jaçanã era um dos bairros em que o trem passava e Adoniran confessa que o nome entrou na letra por acaso. “Manhã… manhã… Jaçanã! Achei bonito o nome”, disse em entrevista de 1974 em trecho retirado do site “Época São Paulo”. A canção foi gravada e popularizada pelo grupo Demônios da Garoa em 1964. No ano seguinte, a canção foi premiada no carnaval de 1965 do Rio de Janeiro e escolhida pela população de São Paulo como sendo música a “que mais representa a cidade” em um concurso da Rede Globo.

No álbum, Zeca Pagodinho canta “Trem das Onze” ao lado dos mestres  Rildo Hora, Zé Menezes e Rogério Caetano. Confira um trecho da novela com a canção, e a música no DVD “Vida que Segue”